Cuidados com as peças

Todas as peças são feitas artesanalmente e tanto a madeira como os metais e pedras preciosas são produtos da natureza, portanto podem sofrer variações de uma pra outra. Se tiver alguma dúvida com relação a qualquer produto, pedimos que entre em contato através do contato@studioadrianavalente.com para que possamos esclarecer suas questões antes de efetuar a compra.

DICAS
- Evite o contato com produtos químicos em geral como maquiagem, perfumes, cremes, sabonetes, assim como água do mar ou piscina.
- Evite o contato do produto com superfícies ásperas que possam deformar em função do esforço ou danificar pelo atrito.
- Procure manter as peças de madeira longe do contato com a água.

SOBRE OXIDAÇÃO
Quando o metal escurece é porque está sofrendo um processo de oxidação que é um fenômeno químico sofrido pela prata, latão e cobre (presente nas ligas), em decorrência do contato com o ar, agentes químicos, ácido úrico e até luz. Ela é superficial e não altera a qualidade do metal. O ouro demora muito mais a entrar nesse processo, por isso nossas peças em latão (ou cobre) levam um banho de camada (mais resistente) em ouro 18K para retardar ou mesmo impedir a oxidação.


Quando seus produtos de prata escurecerem, é só fazer um polimento para retornarem ao seu estado natural. Atenção: alguns produtos podem ser vendidos já oxidados, pois esse é o resultado desejado pela designer ao conceber a peça. Sendo assim, fica a critério do cliente mantê-las ou não da maneira que foram criadas.

COMO LIMPAR SUA PEÇA
Banhadas a ouro e/ou ródio:
Podem ser limpas com água e sabão de coco líquido. Esfregue delicadamente com escova de dente macia e enxágue. Ou esfregue uma flanela limpa até que o brilho retorne. No caso de madeira junto ao metal, a opção da flanela é mais aconselhável.

Em madeira:
Quando começar a ficar opaca, passe uma escova de pelos naturais limpa (usada para engraxar sapatos) ou uma esponja macia de um lado para o outro, com vigor (polindo mesmo), até que retome o brilho. Por se tratar de um produto natural, pode sofrer diferenças de tonalidade ao longo do tempo.

Em prata:
No caso de prata polida: coloque o Limpa Pratas líquido em um recipiente e mergulhe as peças por uns 20 segundos, em seguida retire-as e lave com uma escova de dente e detergente. Seque bem e faça o polimento com uma flanela macia. Se necessário repita a operação. Prata escovada ou fosca: esfregue, em um sentido apenas, com o lado mais abrasivo de uma esponja (das de lavar louças) e verá sua peça voltar a clarear.

Dica especial:
A Flanela Mágica contém uma química especial que funciona bem para realçar o brilho dos metais em geral, inclusive as peças banhadas a ouro e ródio. Você pode encontrar a Flanela Mágica pela internet ou em lojas de material para ourives.

SEMPRE BOM LEMBRAR!
* Pedras, metais e a madeira possuem diferentes graus de dureza, e podem arranhar entre si. Guarde as joias e/ou bijuterias separadamente.
* As peças podem ser danificadas por produtos químicos, água com cloro ou do mar.
* As pedras e a madeira, ao caírem no chão, podem lascar ou mesmo quebrar-se, portanto cuidado redobrado ao manuseá-las.


Cuide bem das suas peças e as terá sempre novas!